Fale Conosco

Aluguel de casa de férias. Hospedagens lindamente decoradas e equipadas com tudo o que você precisa para se sentir em casa!

SIS Homes

  /  Português   /  Dicionário Manezês: expressões que você precisa conhecer antes de vir para Floripa 

Dicionário Manezês: expressões que você precisa conhecer antes de vir para Floripa 

Florianópolis é uma cidade repleta de cultura e tradição, transmitidas de geração em geração e que tornam esse pedacinho de terra litorâneo um verdadeiro paraíso único em todo país. 

E se você está pensando em vir conhecer a famosa Ilha da Magia, não pode deixar de aprender algumas gírias nativas daqui e que são muito utilizadas pelos manézinhos, como são carinhosamente chamados os moradores da ilha. 

Acompanhe o nosso “dicionário manezês” e aprenda as principais expressões conhecidas em Floripa:

  1. Abobado: sinônimo de bobo. Caracteriza uma pessoa infantil, que fala besteira. Ex.: Para de ser “abobado” (Para de ser infantil).
  2. Arrombassi: forma de elogiar uma pessoa que se saiu bem em alguma coisa. Ex.: “Arrombassi” nesse jantar! (Ficou ótimo o jantar / Mandou bem no jantar!)
  3. Baita: legal, bonito, maneiro. Ex.: Essa bicicleta é uma “baita”! (Essa bicicleta é bem legal!) 
  4. Bucica: apelido para cadela. Ex.: A “bucica te avançou”, foi? (A cadela te mordeu?) 
  5. Cacaiada: forma de chamar um grupo de pessoas (ou coisas) que não prestam. Ex.: Esses vizinhos são uma “cacaiada” / Vou jogar essa “cacaiada” fora. (Esses vizinhos não são confiáveis / Vou jogar essas coisas foras (no sentido de estarem estragadas ou serem inúteis))
  6. Coza max quirida: expressão para dizer que algo é fofo. Ex.: O nenê da Maria é a “coza max quirida”! (O bebê da Maria é muito fofo)
  7. Dax um banho: elogio para quando a pessoa é boa em algo. Ex.: “Dax um banho” na cozinha! (Você cozinha muito bem!) 
  8. Ixtepô: é como chamam uma pessoa que está atrapalhando, que incomoda. Ex.: Vaza daqui “ixtepô”! (Pare de me incomodar!)
  9. Istimada: é como chamam uma pessoa querida. Ex.: Ô minha “istimada”, como tax? (Oi minha querida, tudo bem?) 
  10. Mazanza: é como chamam uma pessoa com raciocínio lento. Ex.: Ô seu “mazanza”, já te expliquei isso aí! (Você é devagar, já te expliquei sobre isso)
  11. Mandrião: é como chamam uma pessoa preguiçosa. Ex.: Deixa de ser “mandrião” e vai trabalhar. (Deixa de ser preguiçoso e vá trabalhar)
  12. Não tem?: expressão usada no final de frases. Sinônimo de “sabe?”. Ex.: Depois eu fui naquele bar da esquina, “não tem?” (Depois eu fui naquele bar da esquina, sabe?) 
  13. O-lhó-lhó: indicativo de surpresa, espanto. Não necessariamente vem acompanhado de uma frase, é utilizado mais como uma onomatopeia.
  14. Raça: usado para se referir a um grupo de pessoas. Sinônimo de turma, galera, pessoal. Ex.: Fui na festa com a “raça”. (Fui na festa com o pessoal). 
  15. Se quex, quex, se não quex, dix: expressão utilizada quando alguém está indeciso, para incentivar que a pessoa decida o que quer. Ex.: Vamos Maria, “se quex, quex, se não quex, dix”! (Rápido Maria, decida logo)
  16. Segue reto toda vida: utilizado quando se vai indicar um caminho em linha reta a alguém. Ex.: Passando o mercado, tu “segue toda vida reto” e depois da casa rosa “camba” a esquerda. (Passando o mercado, você segue reto e depois da casa rosa vira a esquerda)
  17. Tanso: burro, lerdo, tolo. Ex.: Tais “tanso” desde aquele dia / Fui muito “tanso” naquela resposta. (Você está sendo lerdo desde aquele dia / Fui muito burro naquela resposta)
  18. Camaçada de pau: sinônimo de surra. Ex.: Vou te dar uma “camaçada de pau”! (Vou te bater)
  19. Dois toque: utilizado quando quer-se dizer que vai fazer algo rápido. Ex.: Vou ali em “dois toque” e já volto / Em “dois toque” a gente resolve isso. (Vou ali bem rápido e já volto / Rapidinho a gente resolve isso)
  20. Cú de increnca: expressão para se referir a uma pessoa brigona, encrenqueira. Ex.: Aquele João é um cú de increnca (Aquele João é encrenqueiro). 

A lista é grande, mas com essas gírias você já vai estar pronto para mergulhar na cultura única de Floripa e aproveitar ao máximo sua estadia na Ilha da Magia. 
Vale lembrar que muitas dessas expressões são ditas em tom de brincadeira, de forma não pejorativa. Portanto se algum morador local te chamar de “ixtepô”, avalie bem o contexto da situação para saber se ele está te xingando ou apenas brincando com você 😅

Ademais, aproveite suas férias em Floripa e se deixe encantar pela hospitalidade e charme dos manezinhos! Você vai amar estar aqui 🌴🌊

Postar Comentário

You don't have permission to register