Trilhas para se fazer em Floripa – Parte 1
Florianópolis, a deslumbrante ilha da magia, esconde paraísos encantadores em sua flora. Para os amantes da natureza e da aventura, a capital catarinense oferece uma infinidade de trilhas que desvendam paisagens de tirar o fôlego, ecossistemas diversos e uma conexão profunda com o ambiente natural. Nesta série de posts, vamos mergulhar no mundo das trilhas de Florianópolis, explorando algumas das rotas mais emocionantes e panorâmicas que essa ilha paradisíaca tem a oferecer. Venha conosco nesta jornada de descoberta e aventura!
Trilha da Lagoinha do Leste
Nível de dificuldade: Moderada/Difícil
Uma das mais conhecidas de Floripa, a trilha da Lagoinha do Leste oferece uma caminhada de aproximadamente 2 horas em meio a uma paisagem deslumbrante, com mata atlântica preservada, mirantes panorâmicos e praia deserta (apenas acessada via trilha!). O percurso é considerado de dificuldade moderada/difícil, por conta de algumas subidas e descidas íngremes, mas o esforço é recompensado pela beleza natural intocada que aguarda os visitantes ao chegarem à extraordinária Lagoinha do Leste.
Existem duas formas de iniciar o percurso, visto que é possível acessá-la por dois lugares. A nossa sugestão é que se comece o trajeto pela Praia do Matadeiro e volte pelo Pântano do Sul, assim enfrentando a parte mais difícil primeiro.
Ah! Você provavelmente já deve ter visto alguma foto na famosa pedra da Lagoinha do Leste. Bem, deixe-me contar algo para você: Para acessá-la, é necessário fazer outra trilha! O que nos leva a nossa segunda queridinha…
EXTRA: Trilha do Morro da Coroa: A Pedra do Surfista
Nível de dificuldade: Difícil
Sendo nomeada através das rochas em seu topo, cujo formato lembra uma coroa, esta trilha pode ser curtinha, mas ela não é nada fácil! Separe o seu calçado confortável, bastante água e prepare-se para encarar um caminho íngrime e parcialmente escorregadio, não recomendado para idosos e pessoas com problemas nas articulações. Embora necessite bastante força e atenção, a vista compensa qualquer dificuldade.
Ao alcançar o cume do Morro da Coroa, os exploradores são recebidos com uma vista de tirar o fôlego de Florianópolis e seus arredores. De um lado, é possível admirar as praias paradisíacas e o azul cristalino do oceano Atlântico, enquanto do outro se estendem as montanhas cobertas de vegetação exuberante. E, claro, podem tirar uma foto na Pedra do Surfista e eternizar esse momento mágico.
Não se esqueça: É preciso se preparar bem antes de realizar uma trilha: Muuuita água, algo leve para comer, protetor solar, roupas, calçado confortável e repelente são essenciais!
No mais, prepare-se para se conectar com a natureza e desfrutar de momentos inesquecíveis ao longo de todos esses trajetos deslumbrantes! A Ilha da Magia aguarda você 🌸